sábado, 31 de outubro de 2009

Felix Mendelssohn – compositor, alemão, judeu, cristão – fez 200 anos


Tudo bem, estamos em outubro de 2009, ainda em tempo de 'lembrar Fevereiro'.

Em 3 de fevereiro de 2009 comemorou-se 200 anos de nascimento de Mendelssohn. Sua trajetória é exemplar para o Esclarecimento e a integração dos judeus na Alemanha do século 19. Até o banimento pelos nazistas.

"Classicista, epígono, redundante"
Mendelssohn acumulou numerosos cargos de prestígio. Ele foi diretor geral de música de Frederico Guilherme 4º, rei da Prússia, regeu as melhores orquestras da época e fundou o primeiro conservatório alemão. Entre seus méritos está o de haver sido corresponsável pela redescoberta da música de Johann Sebastian Bach no século 19. Entretanto, nem tais distinções, nem a morte prematura, em 1847, em Leipzig, o colocaram acima de críticas.


A estas críticas técnico-musicais, aliou-se a ideológica. Richard Wagner contribuiu decisivamente para uma campanha de caráter antissemita – isto embora os diários de sua esposa, Cosima, revelassem o quanto Wagner apreciava e admirava, secretamente, a música mendelssohniana.


"Depois que os nazistas proibiram Mendelssohn, ele praticamente desapareceu da consciência de Berlim. De vez em quando ocorriam homenagens semioficiais, mas, na verdade, nas primeiras décadas depois de 1945, a cidade não fez tanto assim por ele. Só agora isto começa a mudar."
Fonte de pesquisa(?):"PESQUISE"

2 comentários:

  1. Show!Adorei a informação.Aliás amo tdo que te faz feliz.Amigo sempre![O Zé]
    p.s Um protesto: Vc nunca mais escreveu nada pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Puxa...foi presente pra mim? Ainda ñ recebi teu e_mail.Aguardo.Bjo minha mana.

    ResponderExcluir