segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mudando o FOCO


Quando pequena, sempre me perguntava porque aqueles 'benditos olhos vermelhos' em algumas fotos...
Na verdade, o olho humano funciona como uma câmara escura. Embora pelo lado externo a pupila seja da cor preta, a região do fundo do olho, chamada de retina, é provida de diversos vasos sanguíneos, dando uma coloração avermelhada.
O que ocorre nas fotos é que a luz do flash incide sobre a pupila e alcança a retina. Ao alcançar essa parte do olho, a luz atinge as veias sangüíneas e a cor vermelha é preferencialmente refletida. Outra questão: por que nem sempre isso acontece?
A ocorrência ou não dos olhos avermelhados nas fotos irá depender da claridade do ambiente. Quando o ambiente está grandemente iluminado, as pupilas se contraem naturalmente, dificultando a entrada da luz do flash.
As câmeras fotográficas atuais possuem recursos que diminuem o efeito dos “olhos vermelhos”, disparando luzes antes do flash com o objetivo de retrair as pupilas do fotografado. Outra solução é olhar para um objeto luminoso alguns instantes antes de tirar a foto, fazendo com que haja a contração da pupila.
[Fonte:Brasil Escola]


Um comentário:

  1. Nossa Déa, vc tocou em meu ponto fraco...rs FOTOGRAFIA! Adorei o post e explicações extremamente relevates sobre o assunto. Great!
    Tô com saudadesss...Bachos.

    ResponderExcluir