terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fui ao cinema assistir “Jean Charles”, de Henrique Goldman, com Selton Mello como protagonista. Delicioso chegar no multiplex e ver dois enormes cartazes com a figura do Selton de protagonista - esse e "A Mulher Invisível" - e o cinema brasileiro realmente atingindo o público em cheio. Muito orgulho.


O filme é bacana, bem mais interessante do que eu supus quando ouvi falar do projeto. Apresenta um versão ficcionada dos últimos meses de vida do protagonista pra ilustrar um pouco a vida dos muitos brasileiros ilegais em Londres, e, por que não dizer, no mundo. Tem muito mais acertos do que defeitos e boas atuações dos dois protagonistas, Selton e a ótima Vanessa Giácomo.


A câmera na mão constante às vezes incomoda um pouco, e o velho recurso de utilizar não-atores – no caso pessoas que foram de fato próximas ao verdadeiro Jean – pra trazer maior “realismo” à história mas que só enfraquecem o conjunto, poderia ter sido evitado. Mas o filme é honesto e forte como denúncia da covarde brutalidade cometida pela polícia inglesa contra o jovem brasileiro. Uma lástima, e o pior é a lembrança que até hoje NENHUMA pessoa foi condenada pela desastrosa ação. Revoltante.


Enfim, mais um longa brasileiro de qualidade que merece ser assistido por todos.

Um comentário:

  1. Beleza de comentário Déa. Já pensou em se especializar nisso? Deu até vontade de assistir. Bjos do amigo que não te esquece. ["O Zé"]

    ResponderExcluir