quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O 'QUASE'!...

Acidente vascular cerebral é o nome médico da doença que é conhecida popularmente como derrame. O acidente vascular cerebral ou acidente vascular encefálico ocorre quando há algum tipo de lesão nos vasos cerebrais ocasionando dano a partes do cérebro. Não se sabe bem a origem precisa da palavra derrame nem porque deixou de ser utilizada na prática médica, mas ainda o nome popular da doença e como ele é conhecido pelas pessoas. O nome acidente vascular cerebral, por outro lado, é totalmente inadequado e deveria ser abandonado por que um derrame é tudo menos um acidente.

Trata-se de doença com aparecimento súbito, mas com fatores de risco conhecidos sendo o principal deles a hipertensão arterial sistêmica mais conhecida como pressão alta. As conseqüências do derrame são muitas vezes para o resto da vida, como as deficiências motoras, com paralisia de partes do corpo principalmente braços e pernas.

O derrame já era conhecido desde a Grécia Antiga com o nome de apoplexia, palavra grega que significa “golpeado com violência”. No latim, a palavra apoplexia foi adaptada com o significado de “fulminado”. No século 16, na Inglaterra, a expressão que se usava era “stroke of God´s hands”, mostrando que nos tempos antigos o derrame era visto como uma doença causada pelos deuses sem possibilidade de tratamento pelos médicos. O nome em inglês “stroke” vem do verbo “strike” (derrubar) e significa “derrubado”, mostrando um dos efeitos da doença.

MAS MEU PULSO AINDA PULSA!

5 comentários:

  1. Déa, tô sem entender direito...O que aconteceu? Bjo enorme.Te adoro

    ResponderExcluir
  2. Foi só um susto enorme... Uma sacudida,dessas q a vida nos dá para nos alertar inclusive para aqueles que ousamos chamar de amigos. ;) Tá tudo jóia agora. 2010 ainda não terminou.Bjooo Tb te adoro!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!Então agora é bola pra frente, SEM OLHAR PRA TRÁS!!!Qndo puder me dá um toque q te retorno ok?Bjão

    ResponderExcluir
  4. Chèri,como está vc?Não dá notícias, não me chama mais pra sair...Tá certo. Como vai a saúde?Ontem falei com tua mamis, ela tem um humor maravilhoso!Fiquei feliz.Vamos marcar algo, queria saber mais de vc, te ver de perto pode ser senhorita?rs Me preocupo contigo.grand bisou.J'adore!

    ResponderExcluir
  5. Déa, vc tá doente? O q houve? Queria te desejar um excelente fim de semana.Bjos meus e da Nina.

    ResponderExcluir