sábado, 5 de dezembro de 2009


O Coldplay possui uma sonoridade próxima a de outros artistas como Radiohead, Oasis, Jeff Buckley e Travis. Outras influências são a-ha,U2, R.E.M, Pink Floyd, John Lennon, The Smiths, Sparklehorse, The Stone Roses, Tom Waits, The Flaming Lips, Neil Young, Echo and the Bunnymen e, mais recentemente, Johnny Cash. Antes de sua morte, Cash foi de fato convidado pela banda a gravar uma música pendente,mas não teve a oportunidade de fazê-lo.

  O primeiro álbum da banda, Parachutes, saiu em 2000 e ganhou notabilidade pelo estilo único que confluía melancolia e introspecção nas letras, guitarras, violão e piano com bateria e baixo de tom confessional discreto. A faixa mais popular do disco é Yellow, declaração de amor mais explícita dentre todas desse disco.
Desde o lançamento de A Rush of Blood to the Head, seu segundo disco, os Coldplay têm também apoiado várias causas políticas. Eles têm advogado pela campanha “Make Trade Fair” da Oxfam e pela Amnistia Internacional. A banda também participou de vários projectos de caridade como o “Band Aid 20”, o “Live 8” e o “Teenage Cancer Trust”. Chris Martin também protestou contra a invasão do Iraque e apoiou John Kerry.
Em 2005, o terceiro disco X&Y é lançado após quase um ano de espera. Foi o disco mais vendido daquele ano, cerca de 8 milhões de cópias. O nome do disco vem dos altos e baixos da vida, Martin disse: “Meu dia inteiro é uma mistura de optimismo e pessimismo nas suas mais extremas formas. E isso que é X&Y para mim, são dois lados. Eu gosto do fato que elas são letras muito fortes, muito claras”.
O último trabalho lançado em 2008 chama-se “Viva La Vida” , em entrevista Chris Martin disse que escolheu este nome baseado em sua última turnê na América Latina especialmente no Brasil. Em “Viva La Vida” o Coldplay trabalhou juntamente com o produtor Brian Eno (produtor do lendário Achtum Baby, quarto disco do U2). Algumas músicas ficaram de fora do álbum, entre elas “Lhuna” gravada em parceria com a austaliana Kylie Minogue. Outras músicas foram lançadas num EP chamado Prospekt’s March.
Em 8 de Fevereiro de 2009 o Coldplay ganhou 3 Grammy Awards: Melhor Disco de Rock, Música do Ano e Melhor Performance Pop em Grupo.

Um comentário:

  1. Chériiii!!!Vem...A gente dá um jeito. Mas tem q se in RIOOOO...rs Bisous(Saudade sempre!)

    ResponderExcluir