quinta-feira, 19 de novembro de 2009


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

[Bahia, Salvador]

Na Bahia, em Salvador, acontece no dia 24 de novembro (terça-feira), um ciclo de palestras e debates com os temas. Os temas serão diversos, entre eles: “A vida e obra de Lima Barreto”, “A importância de Cruz e Souza para Literatura Brasileira”, “Mestre Bimba: Símbolo da Cultura Nacional” e “A Revolta da Chibata”. Tudo acontecerá na Universidade Católica, na Avenida Joana Angélica, na Lapa, das 08h às 16h. Além disso, rola o lançamento do livro “Capoeira Angola: Educação Pluriétnica, Corporal e Ambiental”, do autor Jorge Conceição, às 16h.


No dia 28 de novembro (sábado), acontece o lançamento do CD do grupo de Rap Nova Saga, na Praça Tereza Batista, Pelourinho, às 19h, de graça.

2 comentários:

  1. " A LUTA CONTRA O RACISMO DEVE SER UM HÁBITO E NÃO UM ATO"

    Tuca

    ResponderExcluir
  2. Eis a "Roma Negra" !!
    Triste constatar que, numa cidade tão negra e plural como Salvador, ainda exista espaço para o preconceito racial e tantas outras formas de discriminação.
    Que haja esperança nas gerações vindouras. Porém, sem investimento do Governo em educação de qualidade, esse desejo, a cada dia, torna-se cada vez mais utópico.

    ResponderExcluir