domingo, 22 de novembro de 2009



Elaine, lembrei de você...
'Eu estava rodando a rede de noticias G1 e vi uma reportagem bem interessante, sobre um bar que eu já muito ouvi falar, então decidi me aprofundar no assunto e postar aqui.

Em Mitte, um dos bairros mais badalados do centro de Berlim, a alma carioca chegou com sucesso, através do Botequim Carioca, bar inspirado no Rio de Janeiro.
Já do lado de fora, o cliente se depara com a bandeira brasileira e o prédio neoclássico. Ao entrar, o cliente é recebido por um 'oi, tudo bem?' pelos garçons. Lá dentro o cliente encontra-se com um pôster do Flamengo, as paredes de azulejo e uma pequena estátua do Cristo Redentor, sentindo-se em um pedacinho do Rio, tudo isso com músicas clássicas do samba como fundo musical.
O banheiro tem decoração de pedras portuguesas e as mesas com o mesmo estilos dos bares de Ipanema.
Todos os atendentes falam alemão e português, sendo então um "mix-bar" entre o melhor do Rio e o melhor da Alemanha.
Ao pegar o cardápio, na capa já está o Cristo Redentor, no interior do menu há o que o Brasil tem de melhor. Só para começar, a caipirinha do botequim, segundo os clientes é a melhor da Alemanha. Mas muitos preferem o uísque com gelo em cubo e açúcar refinado, o qual vende 2 mil copos por mês. Mas a feijoada e o filé à Oswaldo Aranha, que vem com batatas, farofa e arroz, são os pratos mais pedidos. O pão de queijo brasileiro também é a marca registrada do bar que faz grande sucesso.
Segundo Victor Beckmann, dono do botequim, os ingredientes são comprados em lojas de produtos asiáticos, pelo fato de ter uma culinária parecida com a brasileira.
O bar tem todo o tipo de clientes, desde turistas brasileiros a alemães que se apaixonaram pelo bar, no bar entram até mesmo membros da chancelaria e diplomatas, sendo então uma parada obrigatória dos brasileiros em Berlim.'


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário