sexta-feira, 18 de setembro de 2009


'Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
..........................................
Talvez eu me ache delicada demais apenas porque não cometi os meus crimes. Só porque contive os meus crimes, eu me acho de amor inocente.Talvez eu tenha que chamar de "mundo"esse meu modo de ser um pouco de tudo. Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário(...). Eu que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse. Porque eu, que de mim só consegui foi me submeter a mim mesma, pois sou tão mais inexorável do que eu, eu estava querendo me compensar de mim mesma com uma terra menos violenta que eu.'
Clarice Lispector

4 comentários:

  1. "Quem não é um acaso na vida?" Você acaso me entende?!

    ResponderExcluir
  2. Claro que entendo!
    'É que às vezes não se tem mesmo mais nada e só restam os brandos e profundos sonhos que mais parecem uma prece. Se esses sonhos se realizam? Eu diria que a realização está no próprio ato de apenas sonhar. É pouco? Sim, é pouco. Mas é assim.' É assim bela... é assim.
    Bom, preciso sonhar...
    Até mais tarde.(Daqui a pouco e , discutiremos o 'acaso'...rs)Bjo

    ResponderExcluir
  3. SONHAR É ACORDAR-SE PARA DENTRO.(E não foi Freud quem falou...rs)Bj

    ResponderExcluir
  4. Sapienti sat! "Ao sábio, basta!"
    ;)

    ResponderExcluir